Economia / Recursos / Energia
Quais são os problemas de nossa sociedade compartilhada em economia, recursos, energia?
Este setor provavelmente representa o que mais necessita urgentemente do advento de uma sociedade compartilhadapara resolver as crises que está passando.
Há 3 grandes desafios que preocupam as pessoas no momento:
- A crise da economia:
A desigualdade financeira está no auge e tem como pano de fundo uma grande crise econômica. Estamos tocando nas conseqüências da herança, que a longo prazo leva a uma concentração de dinheiro nas mãos das mesmas pessoas (herança + capital = sistema de funil). Os 1% mais ricos têm o dobro da riqueza de 6,9 bilhões de pessoas.
Por outro lado, a guerra econômica entre países incentiva a produção de cada vez mais PIB para manter o modelo econômico e permanecer competitivo.
O resultado é todo esse consumo excessivo, publicidade, destruição ambiental e esgotamento de recursos.
- A crise energética:
Economistas e políticos estão contando com o crescimento verde e a inovação para nos tirar do impasse na dependência da humanidade em relação aos combustíveis fósseis. Como acreditar em uma solução que esteja completamente em desacordo com a lógica ambiental? O crescimento verde significa sempre produzir mais! Ora, a produção está completamente correlacionada com as necessidades energéticas das pessoas. Quando um aumenta, o mesmo acontece com o outro.
- A crise dos recursos:
A humanidade está aumentando de maneira crescente sua capacidade de produção. Esta está atingindo um potencial hoje que ameaça nosso ecossistema e, portanto, o futuro da humanidade. O frenesi do consumo impulsionado pela dinâmica do mercado leva a um consumo excessivo de nossos recursos.
Quais são os benefícios de uma sociedade compartilhada em economia, recursos, energia?
Uma sociedade compartilhada resolverá instantaneamente as desigualdades financeiras e porá um fim à corrida ao consumo.
Isto levará a uma redução maciça e imediata do consumo de energia (economia de CO², recursos e desperdício) a qual é adicionadoparada da infra-estrutura financeira (économie de CO², recursos e desperdício). Além disso, a colaboração global em pesquisa e desenvolvimento permitirá uma revolução na inovação, enquanto osrecursos estarão sujeitos a uma distribuição justa e global.
Objetivos da minha assembléia Economia / Recursos / Energia?
- Rever os desafios do setor em vista de sua organização futura.
- Sensibilizar os participantes do campo (movimentos de cidadãos, associações e habitantes) às vantagens de uma sociedade solidária em termos de economia, recursos e energia.
- Contribuir para a implementação de projetos concretos que vão em favor de um mundo de partilha e livre economia, recursos e energia.
Não esqueçamos que é uma prioridade reunir-se maciçamente para poder fazer uma transição.
A solução para os excessos do sistema de mercado e para a maioria dos desafios globais está na transição para um mundo pós-monetário.
Esperar para ser autônomo “fora do sistema” para se livrar do dinheiro certamente nos impedirá de fazê-lo um dia: uma pequena parte da população tem a capacidade de alcançar autonomia (falta de tempo, dinheiro, energia, terra, saúde, ferramentas, conhecimento). => A humanidade é autônoma em tudo hoje!
Exemplo de ações a serem realizadas em minha assembléia:
Sensibiliizar os participantes do setor sobre os desafios de uma sociedade compartilhada e os benefícios do Grande Projeto.
Participar ou organizar feiras, reuniões e debates sobre economia, recursos e energia para reunir mais pessoas.
Organizar-se por profissão para oferecer serviços mensais gratuitos e oferecê-los aos membros do Grande Projeto.
Organizar um lugar para compartilhar e/ou bibliotecas compartilhadas de ferramentas e acessórios.
Criar oficinas para a produção de energia alternativa, de baixa tecnologia ou para a montagem de sistemas fotovoltaicos de autoconsumo.
Você é uma associação ou uma pessoa física e deseja contribuir?
Junte-se agora ao seu grupo local.